A Sol Maior pode ajudar.

Quem gosta de música geralmente se encanta por muitos instrumentos e às vezes se torna difícil optar por apenas um deles. Enquanto alguns sabem muito bem o que querem tocar, outros têm lá suas dúvidas. E se você está entre as pessoas que ainda não definiu o que gostaria de tocar, esse conteúdo é para você. A seguir, fizemos 3 questionamentos essenciais que podem ajudar na hora de escolher qual instrumento você vai querer aprender. Confira!

 1) O que você gosta de ouvir?

A primeira coisa que você precisa ter clareza é o seu estilo musical, pois  pode ajudar você a definir o que vai querer tocar. Se você gosta de música clássica, não faz tanto sentido escolher tocar guitarra. Da mesma forma que se você quer tocar rock, aprender violino não é a melhor escolha, mesmo que alguns arranjos musicais usam instrumentos inesperados neste estilo. Essa pergunta é importante, porque certamente ela vai influenciar no repertório que você pretende tocar no seu instrumento. Afinal, tocar as músicas que você gosta pode motivá-lo  ainda mais e acelerar a sua aprendizagem.

2) Quanto você quer investir em um instrumento?

Outra questão muito importante é saber quanto você está disposto a gastar para adquirir seu instrumento. Se você não quer gastar muito, instrumentos como violão, guitarra, ukulele ou  teclado são boas escolhas. Isso sem falar no canto, cujo o instrumento são suas cordas vocais e você não precisa investir nada. Já se você escolher instrumentos como bateria, piano ou violoncelo você vai ter que fazer um investimento financeiro maior. Porém, essa não precisa ser sua preocupação inicial, pois a maioria das escolas de músicas, como a Sol Maior, oferecem os instrumentos para você usar durante as aula e para estudar na própria escola em outros momentos. Assim, você pode iniciar as aulas e adquirir o instrumento depois de um tempo, para ter a liberdade de praticar em casa a qualquer hora.

3) Qual a sua disponibilidade para aprender a tocar?

Antes de chegar a uma decisão sobre qual instrumento musical aprender, você precisa levar em consideração a sua disponibilidade para se dedicar. Quantas horas do seu dia ou da sua semana você poderá disponibilizar para estudar e praticar o instrumento.

Embora com todos os instrumentos você consegue tirar as primeiras notas e algumas músicas de baixa complexidade já nas primeiras aulas, alguns instrumentos têm grau de dificuldade menor, por exemplo, o teclado normalmente é mais fácil de tocar do que o piano. Isso acontece porque o som é eletrônico, ao apertar a tecla o instrumento emite o som imediatamente. Enquanto o piano, que possui som mecânico, além de dar atenção às notas, você precisa controlar a intensidade do toque.

Outro ponto a considerar, é a evolução no instrumento. Instrumentos mais complexos como o piano e o violino, exigem mais tempo de estudo para chegar ao nível avançado. Mas essa dificuldade muda de pessoa para pessoa, por isso contar com a experiência da escola de música é fundamental para encontrar qual é o melhor instrumento para você. Na Sol Maior, você pode fazer aula experimental de mais de um instrumento, até achar o mais adequado para você.

E agora, você já consegue ter ideia de qual instrumento musical gostaria de aprender?

Se você ainda ficou com dúvida, nossa equipe pedagógica pode ajudar. Agende uma aula experimental na Arte Maior e escute a opinião de um especialista. Ele poderá indicar o instrumento mais adequado para você. Além disso, na Sol Maior, costumamos orientar nossos alunos para conhecer bem os instrumentos antes da compra. Apontamos as vantagens e desvantagens de cada marca, para que desde a aquisição do instrumento suas aulas de música sejam um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − cinco =