A música, assim como outro conhecimento exige tempo e dedicação. Porém, entre tantas coisas para fazer, muitas vezes acaba sendo difícil estudar música em casa, não é mesmo? Mas isso pode ser mais fácil do que você imagina, basta definir um horário para o estudo e colocar toda a sua atenção neste momento. Inclusive, o isolamento social pode ser uma grande oportunidade para aprender ou evoluir o seu conhecimento musical, ainda mais seguindo as dicas que listamos, para você aproveitar o tempo e estudar música em casa. Confira!
1) Procure um ambiente adequado para estudar música
Você não precisa ter um estúdio de música em casa, mas é importante definir um lugar para estudar. Procure um ambiente confortável, livre de distrações e que tenha condições para você manter a postura correta. Ou seja, um lugar não muito apertado, com cadeira ou sofá para sentar e uma mesa para apoiar suas partituras e materiais de estudo e a água, não se esqueça de se hidratar!
2) Fique atento à postura
Ao estudar música em casa é muito comum relaxar em relação à postura ao tocar seu instrumento musical. Isso, porém, é um problema muito sério, pois treinar constantemente em uma má postura pode gerar vícios que mais tarde podem ser difíceis de serem corrigidos. E o que é pior, isso pode até provocar lesões musculares. Portanto, ao pegar seu instrumento ou se posicionar para cantar preste atenção a sua postura.
3) Mantenha uma frequência de estudo
Por uma questão de coordenação motora ao aprender o instrumento o seu corpo não acompanha a rapidez do seu cérebro e demora um tempo até desenvolver os momentos corretos para aquela música que você está aprendendo. Nesse sentido, é importante ter uma frequência diária de estudo para exercitar a mente e os movimentos. Reserve 20 ou 30 minutos do seu dia e você vai ver que os resultados da sua aprendizagem serão muito melhores do que estudar longas horas em um único dia.
4) Toque com backing track da música que você está treinando
Uma coisa que você pode fazer para estudar música em casa é usar o backing track, uma faixa instrumental de apoio de uma música, para poder tocar por cima dela. Isso te ajuda na interpretação, na dinâmica da música, para conseguir manter o ritmo e diversos outros pontos. Se o backing track da música que você está estudando não existe, ou você quer treinar a partir de um arranjo específico, ou em um tom diferente, você pode pedir a um amigo ou professor de música que grave essa base para você.
5) Grave e compartilhe o que está tocando
Mesmo que você esteja estudando em casa com frequência e perceba que está acertando, é muito importante ter um feedback. Sendo assim, uma forma bacana de receber feedbacks é gravando e compartilhando o que você está tocando, com seus amigos, sua família e melhor ainda, se tiver a oportunidade, com seu professor. Quando se sentir seguro e curtir o resultado da sua própria gravação, compartilhe em suas redes sociais. É uma ótima forma de receber ainda mais feedbacks e dar os seus passos na estrada da música.
6) Assista videoaulas de qualidade
Nem só de Netflix vive o músico, mas também de videoaulas de música. Na internet é possível encontrar inúmeros conteúdos que podem ajudar você a evoluir no aprendizado musical. Porém, um dos principais desafios, de navegar no meio de tantas informações, é saber escolher conteúdos de qualidade para assistir. Existem diversos canais com dicas e aulas incríveis e você pode encontrá-los fazendo uma boa pesquisa nas redes, pedindo indicações para seus amigos músicos e seus professores.
E aproveitando que o assunto é videoaula, a Escola de Música SolMaior possui cursos online (na versão ao vivo), que são ótimas opções para quem quer se aprofundar no estudo da música. Você poderá contar com a ajuda de grandes mestres da música e com uma metodologia dinâmica, para acessar conteúdos de qualidade. E o mais importante, você vai aprender em uma escola que há mais de 6 anos está realizando sonhos e ter certeza que pode ser fácil estudar música. Agende sua aula experimental